cArn:“Fiquei surpreso que queriam nos tirar do time”

Na última semana, o fnatic perdeu as estrelas Christopher “GeT_RiGhT” Alesund e Patrik “f0rest” Lindberg para o SK Gaming. Os dois, ao lado de Rasmus “Gux” Ståhl, propuseram à direção do fnatic a dispensa de Patrik “cArn” Sättermon e Harley “dsn” Örwall após resultados decepcionantes no World Esports Masters e na DreamHack Winter. Entretanto, a ideia foi recusada e os três deixaram a equipe.
O portal HLTV.org conversou com o capitão cArn, que não poupou críticas aos seus antigos companheiros, explicou todos os motivos para os recentes acontecimentos e ainda explicou a escolha de Faruk “pita” Pita e os planos para 2011.
Leia a entrevista traduzida por MIBR.com.br:
Quando você soube que três de seus companheiros queriam criar um novo time sem você e sem o dsn?
Nós marcamos uma reunião para depois da DreamHack seja qual fosse o resultado que iríamos conseguir lá. Nessa reunião nós ficamos sabendo que nossos antigos companheiros já haviam entrado em contato com os jogadores do SK para formar uma nova equipe em 2011.
Como você reagiu?
Os jogadores que deixaram o fnatic vieram até mim depois do WEM e disseram que queriam substituir o dsn. Eu achei ridículo querer fazer isso por termos ido mal em apenas um campeonato e também porque eu acreditava que ele não era responsável pelos problemas internos que tínhamos no time. Também havia uma opinião da direção do fnatic, mas nós todos decidimos parar e focar para a DreamHack.
Com isso dito, depois de perder para o Na’Vi nas Quartas de Final, eu sabia que iríamos para a reunião com propostas para resolvar os problemas que estavam acontecendo, mas eu fiquei surpreso quando me avisaram que eles deram um ultimato, dizendo que sairiam do time se eu e o dsn não fossemos substituídos pelo RobbaN e pelo allen.
Além da surpresa que eu tive, eu achei ligeiramente engraçado que eu e dsn deveríamos ser subsitutídos por jogadores que não ganham nada há um bom tempo. Seria mais fácil compreender a situação se eles sugerissem novos talentos para entrar para o fnatic, não jogadores que têm as mesmas idades que a minha e a do dsn, mas que são muito menos expressivos.
Como foram os últimos meses no fnatic? Havia problemas? Você percebeu que alguns jogadores não estavam comprometidos como costumavam ser?
Eu sempre achei que éramos o melhor time no papel: jogadores incríveis combinados com um sniper que pode mudar uma partida em segundos. O que nos faltou ultimamente foi teamplay, pois jogamos individualmente e nossa comunicação in-game não estava funcionando bem, com pouca iniciativa dos jogadores.
Você acredita que o time poderia sobreviver do jeito que estava ou mudanças eram necessárias?
Eu acho que mudanças eram necessárias depois da DreamHack, com certeza, mas não faz sentido neste momento eu revelar o que eu acho que seria o melhor para o nosso time. O que aconteceu, aconteceu.
O que você acha que aconteceu de errado e que não permitiu que o fnatic tivesse o mesmo sucesso neste ano?
Nós mesmos e o Na’Vi. O único motivo que nos fez perder para o Na’Vi na IEM4 foi que nós subestimamos eles. E por que fizemos isso? Bem, ninguém os via como uma ameaça, visto que eles não haviam conquistado nada até aquele momento, então nós treinamos com eles todos os dias antes de ir para Hannover e não guardamos nenhuma tática. Quando nós eventualmente os encontramos na Grande Final, eles conheciam todas as nossas táticas. Eu, pessoalmente, acho que o nosso jogo na IEM, excluindo a Grande Final, foi um dos melhores no fnatic, com teamplay e aim.
Não sou um cara que me arrependo das coisas, mas se eu pudesse voltar no tempo, não deveríamos ter treinado tanto com o Na’Vi. O que faz a história ainda mais interessante é que o Na’Vi nunca quer treinar conosco, então eu posso dizer que aprenderam a lição e muito obrigado por não nos dar nada em troca. Abraços caras!
Como capitão do time, você sentiu que, depois de perder o apoio de três de seus jogadores, era hora de parar?
Perder o apoio sendo um líder não é um bom sinal e faz você se analizar em muitos aspectos. Eu acho que meu ponto forte (e fraco) como um capitão é que eu ouço todos os jogadores e adapto as táticas. Se eles realmente gostam de fazer alguma coisa, eu não vou dizer “não”, mesmo que vá contra os meus pensamentos táticos, porque no meu mundo um aimer feliz é melhor do que um aimer desconfortável.
Como disse antes, acho que nosso maior defeito como time não eram as táticas e a skill, mas sim o teamplay. Teamplay é a responsabilidade de todo jogador contribuir e foi nisso que falhamos. Nós experimentamos mudar o capitão em alguns mapas e vamos dizer que isso não funcionou também. Para responder se eu considero parar, eu honestamente digo que não, porque eu acredito que sou bom no que estou fazendo, mas como todos eu tenho dias e campeonatos ruins.
Qual foi o motivo que fez o fnatic preferir o seu projeto e não o que estava sendo orquestrado por aqueles três jogadores?
Eu acho que eles seguiram a mentalidade “sangue é mais grosso do que água”. Eles também estão cientes de que o CS só tem mais um, um ano e meio a mais como principal game do e-sport, então não seria certo entregar o legado que demorou anos para ser construído para ex-jogadores do SK. Eu, pessoalmente, acredito que a decisão de rejeitar o projeto dos meus ex-companheiros foi a coisa certa porque eles na verdade nunca foram leais uns aos outros, como eles dizem. Isso foi provado na última semana, quando dois deles entraram para o SK, deixando o Gux para tras.
Como você se sentiu perdendo peças tão importantes como GeT_RiGhT e f0rest para o SK?
Não é muito difiícil se imaginarmos que o Osama Bin Laden iria ter um jantar na Casa Branca com o presidente americano, mas eu ainda acho muito estranho, visto que Gux e GeT_RiGhT foram tratados mal pelo SK quando jogaram lá. Mas eu acredito que era a única escolha para eles.
Como é o seu relacionamento com eles agora?
Eu respeito o esforço e o trabalho que eles fizeram no fnatic. Nós provavelmente vamos conversar nos próximos campeonatos.
O Gux deixou o fnatic, mas acabou não entrando para o SK, e está atualmente sem time. Há alguma razão por não tê-lo colocado de volta?
Ele é um excelente jogador e se encaixaria em qualquer time quando se fala de skill, mas nós (eu e o dsn) obviamente não éramos bons o suficiente para ele, então eu espero que ele encontre companheiros melhores em um time diferente.
Muitos disseram que o fnatic deveria ter escolhido o moddii. Por que vocês não fizeram isso?
Se ouvissemos o que todos pensam em termos de jogadores adequados, nós faríamos um time com 25 players. As pessoas precisam entender que quando você cria um time, você não está procurando apenas por aim, mas também, e mais importante, por jogadores sociais e dedicados que são fáceis de se trabalhar. Isso pode soar como se eu estivesse excluído o moddii por essas razões, mas não é o caso, porque não o conheço pessoalmente. Estou apenas ouvindo o que as pessoas dizem ao redor de mim, e deve haver um motivo para o moddii ter sido kickado do MYM e nunca ter feito um contrato com o SK, apesar de sua skill.
O niko recusou a chance de entrar para o seu time. A decisão dele estragou os seus planos?
Ele estava em nossos primeiros planos, sim, mas ele decidiu ficar com o seu time e eu entendo ele. Para nós, foi um pequeno problema, pois tínhamos outros candidatos para a vaga. Como vocês sabem, o pita entrou e eu acho que ele terá o mesmo impacto que o niko teria.
O fnatic tem sido a base para talentos suecos crescerem rapidamente e muitos de nossas antigas contratações se tornaram jogadores da primeira classe mundial dentro de meses, porque a única coisa que lhes faltava era apoio e companheiros de time qualificados. Eu acredito que o fnatic pode oferecer ao Delpan, ao Xizt e ao pita as condições certas para crescerem como jogadores e como pessoas e eu não iriei me surpreender se eles mostrarem o melhor do seu CS em 2011.
Como você compararia o seu novo time com o antigo?
Nós seremos menos exprientes, mas muito mais motivados e muito mais difíceis de se prever, porque agora estamos forçados a criar um novo arsenal de táticas baseado nas novas opiniões.
Olhando para as lines do SK e do fnatic, qual você diria que parece mais forte?
Eles são mais fortes em alguns aspectos e nós em outros.
Você acha que agora vocês estão mais motivados para vencer o SK?
Obviamente.
A Extreme Masters Europa será o primeiro teste do seu time. Como vocês irão se preparar para esse evento e quais são seus objetivos para o campeonato?
Assim que o Natal acabar, nós vamos entrar em uma temporada preparatória, que eu estimo que iremos treinar oito horas diárias. Nosso objetivo é claramente vencer, mas eu sei que é muito para se desejar em um novo time. Só olhar para o fnatic em 2009 e o Na’Vi em 2010 para se ver que levou tempo para se sentirem confortáveis uns com os outros antes do sucesso que conquistaram.
Há algo que você gostaria de acrescentar?
Gostaria de usar esta oportunidade para agradecer todos os nossos fãs, que têm sido importantes nesses tempos difíceis. Nós faremos isso por vocês! Também ao fnatic e aos nossos patrocinadores: MSI, SteelSeries, Bigfoot networks, Slappa e Ugame.net for por estarem conosco! Finalmente, sintam-se livres para acessar www.fnatic.com para mais informações sobre o mais bem sucedido time gamer que existe por aí.

Fonte: MIBR

0 comentários:

Postar um comentário

 
PrO' Killers BR © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes